O projeto LEAF – Laboratório do Futuro da Educação de
Adultos
O projeto LEAF – Laboratório do
Futuro da Educação de Adultos (2019-PT01-KA104-060301) pretende melhorar as
competências dos profissionais de Educação de Adultos da EPATV. Responde aos desafios
do que é - ou deveria ser - a educação de adultos no século XXI.
Este projeto visa:
- Necessidade 1: Democracia e Digitalização
- Aumentar as competências digitais
dos profissionais ligados à Educação de Adultos, nomeadamente através de
iniciativas que promovam o desenvolvimento de espírito crítico, distinção de fake
news, …;
- Aumentar as competências dos
profissionais no que respeita a iniciativas / projetos relacionados com a
literacia digital / literacia mediática a nível europeu, de forma que possam
intervir junto dos aprendentes, construindo com eles sentido crítico perante
informação disponibilizada por diversas vias e em contextos diversos;
- Promover o conhecimento de
estratégias de trabalho em literacia digital dos educadores de adultos e do
staff que trabalham na EPATV no que respeita à Literacia Digital.
- Promover o conhecimento de
estratégias de trabalho em literacia digital com grupos mais desfavorecidos:
migrantes, minorias étnicas, pessoas de territórios de baixa densidade.
- Necessidade 2: Trabalhadores mais velhos:
metodologias, estratégias, motivação
- Aprofundar conhecimentos de
práticas/metodologias que entidades/ empresas levem a cabo como políticas de
gestão da idade, favorecendo o trabalhador sénior, deixando-o mais livre para atividades
de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV);
- Compreender quais são as
estratégias mais eficazes para trabalhar a motivação de pessoas com mais de 50
anos, ativas no mercado de trabalho, promotoras do bem-estar no local de
trabalho;
- Identificar e compreender quais
as metodologias utilizadas no que respeita à partilha de conhecimentos entre
trabalhadores mais velhos e mais novos;
- Necessidade 3: Políticas europeias de educação
de adultos: prioridades, práticas
- Conhecer as principais
políticas públicas da EU no que respeita à Educação de Adultos;
- Compreender quais as diferentes
formas de organização e gestão dos sistemas de EA na Europa, em particular, no
que respeita às estratégias regionais, locais e ao financiamento disponível;
- Aumentar as competências de
defesa do setor, para os dirigentes da organização/departamentos, através do
(re)conhecimento de práticas decorrentes de anteriores iniciativas europeias ou
da frequência de formação adequada.
Este projeto teve início em
setembro de 2019 e terá fim em agosto de 2022.
O
projeto Qualifica + - Upskilling Adult Education Professionals' skills
O projeto Qualifica + - Upskilling Adult Education
Professionals' skills (2020-PT01-KA104-077880) pretende melhorar as
competências dos profissionais de Educação de Adultos da EPATV. Responde aos
desafios do que é - ou deveria ser - a educação de adultos no século XXI.
Este projeto visa:
- Necessidade 1. LITERACIA E COMPETÊNCIAS
BÁSICAS
- Incrementar as competências dos
profissionais em Literacia, nomeadamente, através da participação em formação
sobre metodologias, estratégias de motivação de públicos-alvo, técnicas
específicas de abordagem da leitura e escrita com adultos;
- Promover o aumento das
competências dos profissionais no que respeita a iniciativas e projetos
relacionados com a Literacia e competências básicas a nível europeu, de forma
que possam intervir junto dos aprendentes, e junto de parceiros locais que
venham a ser mobilizados para a implementação de atividades de promoção da
Literacia (ex. municípios, bibliotecas, associações recreativas);
- Promover o conhecimento de
estratégias de trabalho em literacia com grupos tendencialmente mais
desfavorecidos, em particular em territórios de baixa densidade (como é o caso
de Vila Verde).
- Necessidade 2. EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM
CONTEXTO EMPRESARIAL: A CONCILIAÇÃO ENTRE A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
- Aprofundar conhecimentos de
práticas ou metodologias que entidades/ empresas levem a cabo como as
oportunidades para as pessoas utilizarem e desenvolverem as suas competências,
incluindo no trabalho;
- Compreender quais são as
estratégias mais eficazes para trabalhar a motivação dos trabalhadores,
considerando boas práticas desenvolvidas e testadas em empresas;
- Identificar e compreender quais
as metodologias utilizadas pelos centros de educação de adultos em empresas, em
particular, em países com forte tradição de trabalho de formação formal e não
formal em contexto empresarial, como é o caso da Alemanha ou Suécia.
Este projeto teve início em outubro de 2020 e terá fim em
setembro de 2023.
Critérios de seleção dos participantes, quer nos job
shadowing, quer nos cursos de formação:
- Domínio da língua inglesa – 2 pontos;
- Disponibilidade para viajar – 2 pontos;
- Experiência prévia – 2 pontos;
- Necessidade de formação nessa temática – 2 pontos;
- Motivação intrínseca – 2 pontos;
- Potencial multiplicador dos resultados – 2 pontos
Total de
12 pontos